Alfabetização Digital
Possuímos no mundo de hoje um novo perfil de profissional e o mesmo deve ser um sujeito com constante capacidade de aprendizagem e de adaptação a mudanças,que saiba trabalhar em grupo,de preferência em equipes multidisciplinares,que seja criativo,que saiba lidar com os novos desafios propostos e tenha domínio da linguagem das máquinas.
Essas habilidades hoje no universo educacional são cada vez exigidas. Pois a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade.
O uso do computador na educação deve ser considerado como ampliação das inúmeras funções dos professores, servindo como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
Essa tecnologia é importante para que o professor se aproprie dela,descobrindo assim as possibilidades de uso que ela permite ao desenvolvimento da construção do conhecimento do aluno.Fazendo desta forma o educador a repensar o próprio modo de ensinar.
Trata-se, portanto, de ver o computador como um forte aliado no desenvolvimento de projetos educativos que proporciona uma amplitude de possibilidades, e que são norteadoras da prática pedagógica do Educador.
Mas é muito importante ressaltar que o computador por si só não realiza nada. O seu potencial será a metodologia aplicada nele. Para isso os softwares devem possuir contextos educativos práticos e inovadores.
Fazendo com que o aluno coloque seu cérebro, corpo ,coração e alma na resolução das atividades aplicadas.Pois só desta forma poderemos então acreditar na formação de um cidadão integral,onde o fazer,o sentir e o pensar estão intrinsecamente interligados proporcionando possibilidades múltiplas de atividades diversificadas.
Acreditamos que os nossos alunos aceitarão os desafios propostos no processo de aprendizagem e apostamos que o computador é uma grande ferramenta que pode possibilitar esses mecanismos.
Lembrar que... o pressuposto fundamental de qualquer trabalho educacional é acreditar que as coisas podem mudar.
“Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é a maior fonte do saber”.
(Paulo Freire)
Mônica Antico - Coordenadora da Positivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário