segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cases - 2010



Professora Valéria Varin Pezza
Grupo 4
EM Samir Auada
Mauá - SP
Monitora: Karen Lourenço



Foi no final de Julho deste ano (2010) que recebemos em nossa turma uma criança com nacionalidade espanhola. No início mostrava-se tímido e quase não se manifestava, somente observava. A turma a princípio pensava que ele não falava e interagia sem questionar muito. Então ele arriscava algumas palavras, me chamava e eu no "desespero" arriscava um "portunhol" mais cheio de gestos do que palavras, e assim fomos indo.
   Com o passar do tempo inventei uma brincadeira onde mostrava um objeto qualquer e ele me "ensinava" a pronúncia em Espanhol, e em seguida eu falava bem alto e a turma repetia invertendo a brincadeira dizendo o nome em Português, onde ele finalizava pronunciando oralmente em Português, como num jogo de ping pong. Sempre muito lúdico em momentos variados e de forma prazerosa.
    Quando voltei do curso de capacitação da POSITIVO, ela ofereceu ao grupo  o Software Pooh Primeiros Passos - Conhecendo Novas Palavras Com O Corujão. Fiquei surpresa quando pude observar o interesse do grupo na atividade. A atenção do nosso companheiro em ouvir a versão em português que o grupo naturalmente pronunciava mediante as figuras ilustrativas que aparecem e a finalização da pronúncia em Espanhol das figuras.
   Sem dúvida, uma atividade muito interessante para meu grupo com um recurso que com certeza utilizaremos mais vezes.



E.M. Profª. Márcia Regina Abraham
Mauá - São Paulo
Professora: Edinéia Rodrigues Oliveira     Grupo 5 e 1° ano
Monitora: Karen Lourenço

No inicio do ano senti que os alunos apresentavam muitas dificuldades em compreender a relação entre números e quantidades e algumas noções de espaço como direita, esquerda, antes, entre, abaixo, etc.
Conversei com a monitora da positivo e ela me indicou o softwares E-Blocks de matemática e passei a usar toda semana com meus alunos algumas atividades do softwares.
Hoje consigo perceber o quanto os alunos melhoraram nas aulas de matemática e o interesse que adquiriram nas aulas após a utilização da informática.
Em minha opinião, o uso do computador é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimula a linguagem oral e escrita, proporcionando a criança uma aprendizagem rica e divertida. Os computadores disponíveis na escola podem contribuir para a formação do aluno no sentido de estimular a curiosidade, desenvolver a percepção visual, a consciência cultural e a socialização.
Outro software que tem me ajudado muito é a mesa alfabeto. Posso considerá-la como um apoio pedagógico, auxilia no processo de alfabetização e letramento da criança, trabalha os sentidos para fixar as atividades realizadas em classe, amplia o vocabulário e ajuda na compreensão de textos. A utilização da Mesa Alfabeto da Positivo Informática mostrou melhoras na aprendizagem dos alunos, as relações de sons e letras que causavam dúvidas de qual letras usar em determinada palavra diminui ao longo das aulas.
 Posso concluir que o uso de softwares na educação enriquece a interação entre os alunos, seus colegas de classe e entre o professor e aluno. Através desse recurso tecnológico, o educador é mediador do conhecimento – aluno – computador e assim o aluno constrói o seu aprendizado.
 O professor precisa saber a importância dos recursos multimídia, para utilizar todos os que estão disponíveis na escola em que trabalham e assim diversificar o ambiente de aprendizagem dos alunos. Após a utilização da informática é perceptível uma melhora no interesse, na motivação dos alunos.
O tradicional em sala de aula é mais fácil, limitado, sem muitos desafios, não exige uma preparação muito diferente da habitual feita diariamente, os alunos ficam sentados em seus lugares, prestando atenção na professora, copiando e fazendo atividades. Mas, o educador do século XXI não pode ficar preso ao modelo de aula de décadas atrás, é preciso romper as barreiras, o medo do novo, e utilizar a tecnologia a favor da educação para que os alunos possam construir seu conhecimento conforme seu ritmo próprio, somando informação, entretenimento e ludicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário