sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cases 2010

E.M. PROFº José Tomaz Neto
Faixa Etária: Criança 6 anos
Nome da Professora: Maria de Fátima Carvalho Moraes
Aluno: Glauber Lima Rocha.
Recurso Utilizado: Mesa Alfabeto
Cores e Formas (jogo da memória)
Categoria do CASE: Ensino Fundamental


A criança apresentou falta de motivação e dificuldade para realizar atividades relacionadas ás vogais e consoantes.
Após iniciarmos atividades na Sala de Tecnologia Educacional com o uso da Mesa Educacional (SOFTWARE - ESCREVENDO PALAVRAS), percebeu-se que seu interesse foi aumentando gradativamente.
Suas maiores descobertas aconteceram logo que iniciou o uso da Mesa Educacional, pois a aprendizagem ocorreu através da percepção visual, auditiva e motora, pela facilidade de encontrar as letras e juntá-las e pela facilidade de correção das letras.
A criança pode visualizar, ouvir e executar atividade proposta.
Aos poucos foi vencendo as dificuldades e hoje domina a execução da atividade com segurança e demonstra motivação, interesse a novas aprendizagens e conta com entusiasmo suas descobertas.
Lembrando que seu desenvolvimento motor, também passou a ser mais visível após iniciarmos as atividades com o (KID TOGETHER E O KID-PIX).
Hoje as atividades de maior interesse para esta criança, estão relacionadas à Sala de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.

Depoimentos - 2010


E.M. Chico Mendes
Mauá- São Paulo
Profª Maria Cleonice Honório

A mesa Alfabeto contribui muito para o processo da alfabetização e o desenvolvimento dos alunos”.
“Eu gostei muito da Mesa Alfabeto, pois além de divertido, notei que os alunos aprenderam brincando, demonstrando interesse á todo momento”.



E.M. Chico Mendes

Mauá- São Paulo
Profª Sueli Yonamine



“A Mesa Educacional Alfabeto é um suporte tecnológico que veio nos auxiliar na tarefa de alfabetização”.
“Vinculada a nossa prática pedagógica esse Software tornará nossa aula mais prazerosa, pois a criança de uma forma lúdica irá ter uma aprendizagem mais eficiente”.

E.M. Chico Mendes
Mauá- São Paulo
Profª Cleide Santos Silva.

“A Mesa Alfabeto é um material enriquecedor para complementar a aprendizagem e a alfabetização”.
“Inserir as crianças nas novas tecnologias digitais, oferece uma aprendizagem lúdica e significativa para as crianças”.

Cases 2010


E.M Guimarães Rosa
Faixa etária: crianças 04 á 05
Nome da professora: Lucimeire Conceição
Aluno: Esdras (necessidade especial ainda não diagnosticada)
Recurso utilizado: Mesa Alfabeto, software Cores e Formas
Categoria do case: Educação Infantil

Quando iniciamos a nossa ida ao laboratório da mesa educacional, meu aluno não tinha concentração, não sabia esperar sua fez para realizar as atividades, demonstrava irritado com o som das caixinhas, hoje percebi que ele tem mais agilidade para realizar as atividades proposta, ele respeita sua vez, manusear o mouse com perfeição.
As atividades que ele tem mais concentração e cores e forma o jogo da memória, mesa alfabeto sala de aula, descobrindo a letras seu interesse foi crescendo gradativamente.
Vale ressaltar que seu desenvolvimento motor também passou a ser mais visível após iniciarmos as atividades com a Mesa Alfabeto e o software Cores e formas.
Acredito que o laboratório de tecnologia educacional os software, o auxilio da monitora, enfim, as aulas proporcionar momentos de aprendizagem mais ricos e motivadores auxiliando no desenvolvimento integral dos alunos


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cases - 2010



Professora Valéria Varin Pezza
Grupo 4
EM Samir Auada
Mauá - SP
Monitora: Karen Lourenço



Foi no final de Julho deste ano (2010) que recebemos em nossa turma uma criança com nacionalidade espanhola. No início mostrava-se tímido e quase não se manifestava, somente observava. A turma a princípio pensava que ele não falava e interagia sem questionar muito. Então ele arriscava algumas palavras, me chamava e eu no "desespero" arriscava um "portunhol" mais cheio de gestos do que palavras, e assim fomos indo.
   Com o passar do tempo inventei uma brincadeira onde mostrava um objeto qualquer e ele me "ensinava" a pronúncia em Espanhol, e em seguida eu falava bem alto e a turma repetia invertendo a brincadeira dizendo o nome em Português, onde ele finalizava pronunciando oralmente em Português, como num jogo de ping pong. Sempre muito lúdico em momentos variados e de forma prazerosa.
    Quando voltei do curso de capacitação da POSITIVO, ela ofereceu ao grupo  o Software Pooh Primeiros Passos - Conhecendo Novas Palavras Com O Corujão. Fiquei surpresa quando pude observar o interesse do grupo na atividade. A atenção do nosso companheiro em ouvir a versão em português que o grupo naturalmente pronunciava mediante as figuras ilustrativas que aparecem e a finalização da pronúncia em Espanhol das figuras.
   Sem dúvida, uma atividade muito interessante para meu grupo com um recurso que com certeza utilizaremos mais vezes.



E.M. Profª. Márcia Regina Abraham
Mauá - São Paulo
Professora: Edinéia Rodrigues Oliveira     Grupo 5 e 1° ano
Monitora: Karen Lourenço

No inicio do ano senti que os alunos apresentavam muitas dificuldades em compreender a relação entre números e quantidades e algumas noções de espaço como direita, esquerda, antes, entre, abaixo, etc.
Conversei com a monitora da positivo e ela me indicou o softwares E-Blocks de matemática e passei a usar toda semana com meus alunos algumas atividades do softwares.
Hoje consigo perceber o quanto os alunos melhoraram nas aulas de matemática e o interesse que adquiriram nas aulas após a utilização da informática.
Em minha opinião, o uso do computador é importante no processo de ensino-aprendizagem, pois estimula a linguagem oral e escrita, proporcionando a criança uma aprendizagem rica e divertida. Os computadores disponíveis na escola podem contribuir para a formação do aluno no sentido de estimular a curiosidade, desenvolver a percepção visual, a consciência cultural e a socialização.
Outro software que tem me ajudado muito é a mesa alfabeto. Posso considerá-la como um apoio pedagógico, auxilia no processo de alfabetização e letramento da criança, trabalha os sentidos para fixar as atividades realizadas em classe, amplia o vocabulário e ajuda na compreensão de textos. A utilização da Mesa Alfabeto da Positivo Informática mostrou melhoras na aprendizagem dos alunos, as relações de sons e letras que causavam dúvidas de qual letras usar em determinada palavra diminui ao longo das aulas.
 Posso concluir que o uso de softwares na educação enriquece a interação entre os alunos, seus colegas de classe e entre o professor e aluno. Através desse recurso tecnológico, o educador é mediador do conhecimento – aluno – computador e assim o aluno constrói o seu aprendizado.
 O professor precisa saber a importância dos recursos multimídia, para utilizar todos os que estão disponíveis na escola em que trabalham e assim diversificar o ambiente de aprendizagem dos alunos. Após a utilização da informática é perceptível uma melhora no interesse, na motivação dos alunos.
O tradicional em sala de aula é mais fácil, limitado, sem muitos desafios, não exige uma preparação muito diferente da habitual feita diariamente, os alunos ficam sentados em seus lugares, prestando atenção na professora, copiando e fazendo atividades. Mas, o educador do século XXI não pode ficar preso ao modelo de aula de décadas atrás, é preciso romper as barreiras, o medo do novo, e utilizar a tecnologia a favor da educação para que os alunos possam construir seu conhecimento conforme seu ritmo próprio, somando informação, entretenimento e ludicidade.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Projeto Encerrando o ano letivo

Projeto “Encerrando o ano letivo”

Objetivo:
 Enfatizar o aprendizado das crianças durante o ano de forma lúdica.

Justificativa:
Como o ano letivo está encerrando, trazer aos alunos algo diferente para a  sua finalização.

Conteúdos: - Letras;
                    - Sílabas;
                    - Palavras;
                    - Equilíbrio;
                    - Lateralidade;
                           

Recursos: - Mesa Alfabeto 4;
                 - Bambolês;
                 - Bancos;
                 - Blocos com letras da mesa alfabeto;
                 - Amarelinha
                 - Túnel
Metodologia:

1ª Etapa: Socializar com a equipe gestora e os professores o Projeto.
2ª Etapa: Organizar o cronograma de dias e horários.
3º Etapa: Montar no pátio da escola uma trilha de obstáculos, onde os alunos terão que trilhá-la e tendo como último desafio montar (dependendo da faixa etária) uma palavra, sílaba ou letra na Mesa Alfabeto 4 que estará no fim do percurso.
4º Etapa: Se caso a direção optar ao final da realização da atividade o grupo ou sala que se desenvolver melhor poderá ganhar uma premiação.
Avaliação: 
         A avaliação será realizada por meio da observação do envolvimento dos participantes do projeto.


EM Guimarães Rosa - Monitora Cristiane









Salas de Tecnologia Educacional (Laboratórios de Informática)

Algumas fotos das atividades nas Salas de Tecnologia Educaional





Formação 2010

Formação 2010

A formação para a nova versão da Mesa Educacional Alfabeto e da nova aquisição o E-blocks Matemática, além do Kid Together e do Kid Pix, se deu nos meses de outubro e novembro em três turmas, inicialmente com quatro pólos (Florestan Ferandes, Maria Wanny, Darcy Ribeiro e Galdino de Jesus) e a partir da segunda turma acrescido de mais um pólo: Neuma Maria. No total passaram pela formação 484 profissionais da educação. Agradecemos aos gestores destas escolas pelo empenho e acolhida que nos foi dispensada e também a Gisele e os técnicos doDDTI que fizeram o possível para deixar as máquinas em ordem para a formação, assim como a pronta assistência quando essas máquinas davam problemas no decorrer da formação.

Alfabetização Digital Mauá







Alfabetização Digital

Alfabetização Digital

Possuímos  no mundo de hoje um novo perfil de profissional e o mesmo deve ser um sujeito com constante capacidade de aprendizagem e de  adaptação a mudanças,que saiba trabalhar em grupo,de preferência em equipes multidisciplinares,que seja criativo,que saiba lidar com os novos desafios propostos e tenha domínio da linguagem das máquinas.
Essas habilidades hoje no universo educacional são cada vez exigidas. Pois a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade.
O uso do computador na educação deve ser considerado como ampliação das inúmeras funções dos professores, servindo como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
Essa  tecnologia é importante para que  o professor se aproprie dela,descobrindo assim  as possibilidades de uso que ela permite ao desenvolvimento da construção do conhecimento do aluno.Fazendo desta forma o educador a repensar o próprio modo de ensinar.
Trata-se, portanto, de ver o computador como um forte aliado no desenvolvimento de projetos educativos que proporciona uma amplitude de possibilidades, e que são norteadoras da prática pedagógica do Educador.
Mas é muito importante ressaltar que o computador por si só não realiza nada. O seu potencial será a metodologia aplicada nele. Para isso  os softwares devem possuir contextos educativos práticos e inovadores.
Fazendo com que o aluno coloque seu cérebro,  corpo ,coração e alma na resolução das atividades aplicadas.Pois  só desta forma poderemos então acreditar na formação de um cidadão integral,onde o fazer,o sentir e o pensar estão intrinsecamente interligados proporcionando possibilidades múltiplas de atividades diversificadas.
Acreditamos que os nossos alunos aceitarão os desafios propostos  no processo de aprendizagem  e apostamos que o computador é uma grande ferramenta que pode possibilitar esses mecanismos.
Lembrar que... o pressuposto fundamental de qualquer trabalho educacional é acreditar que as coisas podem mudar.
“Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é a maior fonte do saber”.
(Paulo Freire)

Mônica Antico - Coordenadora da Positivo